sexta-feira, 12 de junho de 2015

RESUMO: TRAÇÃO E REDUÇÃO NO TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR CERVICAL

Tração/redução no TRM cervical

                Proposta: reduzir as fraturas e deslocamentos, mantendo o alinhamento normal e/ou imobilização da coluna cervical afim de prevenir danos à medula. A tração promove a descompressão da medula e raízes, além de facilitar a cicatrização óssea.
                Contra-indicações:
- Luxação atlanto-axial – associada ao risco de 10% de deterioração neurológica
- Fratura de Hangman tipo II A e III – Pode acentuar a deformidade
- Defeitos cranianos nos sítios de inserção dos pinos
- Usar com cautela na população pediátrica, além de não recomendado em menores de 3 anos
Comentários:
- Tração precoce em pacientes com TRM cervical acordados não devem ser feitas pois estes podem ter lesões anteriores adicionais que necessitem de tratamento cirúrgico.
- RNM é recomendada para todos os pacientes em que a tração falha.
- Pacientes que não puderam ser examinados antes da redução com tração ou da redução cruenta posterior podem ter herniação discal em 33 – 50% dos casos e necessiatar de descompressão anterior antes da redução.
                Aplicações:
- Dispositivo: Crutchfield ou Gardner. Crutchfield requer pré-drilagem dos pontos no crânio. O Gardner é o mais usado. Se houver a proposta do uso do Halo-Vest este deve ser precedido pela redução através da tração e convertido no Halo num momento apropriado.
- Preparação: Preparo com tricotomia, degermação com povidine e infiltração com anestésico local. É opcional a realização de incisão no escalpo para diminuir a contaminação durante o trajeto dos pinos.
- Gardner: Os pinos são posicionados osso temporal, acima do músculo temporal, 2 a 3 dedos acima do pavilhão auricular. Diretamente acima do meato se a tração for em posição neutra, 2 a 3 cm posterior se a tração for em flexão e 2 a 3 cm anterior se a tração for em extensão. Um pino têm um medidor de força. Apertar o pino até o indicador ultrapassar 1 mm da superfício plana. Reaperte os pinos diariamente 1 mm durante 3 dias e depois pare.
- Muitos anéis podem ser usados para iniciar a tração e depois serem convertidos no halo vest. Os locais usuais para os pinos são usados. Uma dica é colocar os pinos frontais com o paciente de olhos fechados, isso previne incômodos enquanto o paciente estiver de olhos abertos.
- Radiografias: RX cervical em perfil devem ser óbitos imediatamente após a aplicação da tração, periodicamente, após mudança na carga e mudanças no leito. Checar o alinhamento e excluir luxação atlanto-occipital. A distancio do básio ao odontóide deve ser menor que 5 mm em adultos.
- Carga: Usar 5 libras para a coluna cervical alta e 10 libras para a coluna cervical baixa. Só se deve retirar o colar cervical com pacientes com alinhamento adequado. Para reduzir as facetas trancadas, inicialmente deve se usar em libras 3 vezes o nível cervical afetado, aumentando de 5 – 10 libras a cada 15 mins até o resultado desejado. Acompanhar o procedimento com RX e exame neurológico seriados para prevenir distração excessiva. Não exceder 10 libras por vértebra. Interromper se houver sinal de instabilidade occipitocervical ou se algum espaço discal exceder 10 mm (overdistraction). Para faceta trancada unilateral, é utilizado torção manual em direção ao lado da faceta trancada. Na faceta trancada bilateral, é adicionado tensão posterior.
Cuidados com o pino: Limpeza diária com povidine.
Complicaçõs:
- Penetração do pino no crânio, podem ocorrer por posicionamento firme dos pinos, posicionamente na escama temporal, pacientes idosos, principalmente com osteoporose, infiltração do osso por tumor e fratura do sítio de inserção.
- Deterioração neurológica durante a redução, ocorre usualmente por retropulsão do disco e requer investigação imediata por RNM / mielograma.
- Overdistraction: carga excessiva, principalmente para níveis cervicais altos. Pode lesionar ligamentos.
- Cuidados com lesões em C1 e C, especialmente de elementos posteriores.
- Infecção: Osteomielite no sítio de inserção do pino, que é reduzido com os cuidados de limpeza. Empiema subdural.


OBS: 1 libra = 0,45 kg

FONTE: GREENBERG

Dr. Bernardo de Andrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário