sexta-feira, 29 de maio de 2015

EMBOLIZAÇÃO DE ANEURISMAS CEREBRAIS

Os aneurismas cerebrais se formam a partir de uma região enfraquecida na parede de uma artéria cerebral, crescem silenciosamente na grande maioria dos casos e adquirem o formato de uma bolha ou saco. São descobertos, geralmente, somente após a sua ruptura, o que ocasiona um grave extravasamento de sangue na base do cérebro conhecido como Hemorragia Subaracnóide.

Após ocorrido o sangramento é formado um coágulo no fundo do aneurisma controlando assim a hemorragia, a partir daí é necessário uma intervenção pois o risco é muito grande de novos episódios, sendo esses geralmente fatais. O tratamento pode ser feito através de uma cirurgia conhecida como clipagem ou de um procedimento chamado embolização.

A embolização dos aneurismas cerebrais é um procedimento feito através de cateterismo que consiste no preenchimento do saco aneurismático com micromolas de platina, representadas na foto. Esta intervenção endovascular exclui o aneurisma da circulação e dessa forma reduz drasticamente o risco de nova hemorragia. 



Dr. Bernardo de Andrada

Um comentário:

  1. Apos uma cirurgia de aneurisma, paciente em coma e no exame de dopller mostra minima circulacao isso pode ser reverssivel?

    ResponderExcluir