terça-feira, 29 de maio de 2012

Memórias


Na próxima sexta-feira, dia primeiro de junho, completará um mês do falecimento súbito e completamente inesperado de um colega de trabalho, o Dr. Armando da Glória Júnior. Neurocirurgião chefe do serviço do Hospital Municipal Salgado Filho há um ano e major do Corpo de Bombeiros, o Dr. Armando nos deixou de uma maneira muito repentina.
Nascido em uma família humilde em Acari, subúrbio do Rio de Janeiro,  o Dr. Armando lutou contra as adversidades da vida, como a falta de recursos e a perda de seus pais, e venceu. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez residência em neurocirurgia no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, tornou-se mestre também pela UFRJ, foi aprovado em concursos públicos, trabalhou duro e construiu uma família. Teve dois filhos e conseguiu lhes dar a oportunidade de estudar em uma das, senão a melhor, instituição de ensino básico da cidade. Há um ano havia assumido a chefia do serviço de neurocirurgia do Hospital Salgado Filho, no Méier, serviço com nome de peso e vinha fazendo grande parte das cirurgias eletivas daquele hospital. Sempre com bom humor, conseguia deixar o ambiente descontraído no meio de tanto trabalho e tantas dificuldades que o sistema público de saúde oferece. Passamos algumas madrugadas em claro ocupados em cirurgias de emergência e os bons resultados, eram sempre comemorados com muita vibração por ele. Cultivava a amizade e o bom relacionamento com os colegas de trabalho e era assumido apreciador das coisas boas da vida, como uma boa cozinha e um bom vinho. Possuía uma sonora gargalhada que era possível se ouvir do elevador, antes de se chegar ao corredor do andar, e se estivesse no centro cirúrgico todos sabiam porque era impossível não ouvir sua voz. Marcado pela sua religiosidade e crença, valorizava muito a família, a qual todos conheciam muito bem pois vivia a falar dos filhos e sempre carregava consigo uma boa coleção de fotos. Desencarnou com a certeza que contribuiu para a formação de algumas dezenas de neurocirurgiões que estão espalhados pelo Brasil.
Foto gentilmente cedida por Dr. Doutel de Andrade (tirada em 09/12/11 na Estrela do Sul, Recreio dos Bandeirantes).

8 comentários:

  1. "Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça."
    Leonardo da Vinci

    ResponderExcluir
  2. Soube hoje do seu falecimento, por sua secretária. Fui colega dele de UFRJ, só que depois fiz dermato, e jamais me esqueci daquela gargalhada contagiante, de sua extrema habilidade cirúrgica e de seu enorme coração. Meu pai está acidentado, precisando de um neuro e nele eu confiaria cegamente. Aquela gargalhada, com toda a certeza, deve estar ecoando no céu. Que descanse em paz e saiba que quem o conheceu jamais o esqueceria.

    ResponderExcluir
  3. E eu que fui saber neste último sábado! Troquei o n do meu tel residencial e achei que tinha comunicado ao meu compadre, ele era padrinho da minha filha mais velha, e ao telefonar pra casa dele, e comunicar a data do casamento da sua afilhada(15/07/13), sua esposa ficou sem saber como nos dá a notícia do seu falecimento... Foi um amigo,irmão, estudamos juntos no ensino médio, e ao batizar minha filha ainda era um estudante universitário. Meu orgulho, em todo lugar que passo falo da sua conquista o quanto ele lutou, de estarmos na sua casa em um almoço, e ele pedir licença, que iria se retirar para estudar, e exatamente como relatou seu colega de trabalho!sempre autêntico, transparente, se gostava dizia que que gostava, se não, nem disfarçava para agradar ninguém,era o que que era onde estivesse. Muito triste pela sua partida, tenho a lembrança do nosso último encontro em sua casa junto com sua família,eu e minha filha,sua afilhada, um dia nem imaginava ser uma despedida. Sua amizade ficará marcada com louvor em nossas vidas. Que seja confortada td os seus entes queridos e sua amada família, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sabendo hoje, e andei mandando mensagens e liguei e não consegui resposta. Não imaginei que fosse isso!!
    A ultima vez que o vi, eu fui ao hospital e enquanto esperava, tive o prazer de ouvir seus pacientes e familiares falando sobre ele, do quanto ele era atencioso e bondoso com eles. Foi emocionante ver aquele jovem que vi estudar tanto sendo abençoado por aquelas pessoas, quase chorei de emoção!! Saudades!!

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me como se fosse hoje o meu ultimo encontro com o saudoso Dr.Armando,passei por duas cirurgias uma no Salgado Filho em 2004,e a outra em 2010 que foi realizada pelo plano no Hospital Amparo,ele tinha amor a sua profissão,foi um enviado de DEUS pois ele brigava pelos nossos direitos,o plano não queria liberar o material para minha cirurgia,pois ele brigou pelo material que precisava ser usado e conseguiu,Ele era uma pessoa muito humana,pois a primeira ele e eu tiramos de letra,já na segunda já não estivemos a mesma sorte dei um pouquinho de trabalho para ele,pois no ano de 2010 em uma cirurgia tive que fazer a mesma duas,abriu a minha cabeça e fechou mas no outro dia quando meu esposo chegou lá para me visitar o meu rosto estava deformado,meu olho parecia uma laranja que por sinal se encontrava muito escura então meu esposo ligou para ele,e então ele veio na mesma hora me levou novamente para a sala de cirurgia e lá abriu novamente a minha cabeça,e viu que algo tinha ficado fora do lugar colocou tudo certinho e voltou e falou para o meu esposo que tinha acertado tudo,mais que qualquer coisa o meu esposo ligasse,mais Graças DEUS ele ficou me acompanhado por telefone,e logo meu deu a alta mais ao chegar em casa tive outra complicação já não problema na cirurgia mas uma infecção no sangue mais mesmo assim ele ligava todos os dias para saber noticias minha.Na minha ultima revisão com ele foi marcada e depois a secretaria dele ligou para me falar que teria que mudar a data,pois ele tinha passado mal e teria que ir ao medico.Eu ate achei engraçado e quando fui na data marcada foi o meu ultimo encontro com ele,então falei com ele poxa doutor Armando eu achei muito engraçado a sua secretaria me falar que o senhor iria ao medico,pois então ele me respondeu Dulcineia medico fica doente e também morre,então ele como sempre deu aquela gargalhada.e me trouxe ate a porta como já era de costume ele fazer,no mês seguinte liguei para lhe pedir uma receita pois iria ficar tomando o remédio por tempo indeterminado pois a sua secretaria me deu a noticia do seu falecimento,a muito tempo tenho procurado fotos dele em vários lugares mais só hoje que eu achei.Pois quero que saibam que este grande homem foi um enviado de DEUS para salvar a minha vida,se hoje estou aqui agradeço primeiro a DEUS e depois a este grande homem DR.ARMANDO DA GLORIA JUNIOR.Tenho muita vontade de conhecer os seus filhos e a sua esposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Dulcineia será um prazer conhece-la e permitir que conheça as crianças. Sou Simone esposa do Dr. Armando. Se quiser pode entrar em contato pelo meu e-mail simonefrancisco197@gmail.com
      Até lá.

      Excluir
  6. Que lindo Simone, fico emocionada em saber que nosso amigo, foi essa pessoa maravilhosa pra muitas pessoas, fico feliz por vc e as crianças, e em nossa conversa quendo estive em sua casa da última vez, ele deixou um grande legado! Bjks minha amada Simone!

    ResponderExcluir