domingo, 21 de dezembro de 2014

TCE - contusão frontal - caso clínico

Paciente jovem, vítima de queda de moto sem capacete, admitido há aproximadamente 24 horas com agitação psico-motora, hálito etílico e desorientação. Evoluiu com sonolência, apresentando abertura ocular apenas aos estímulos álgicos, pronunciando palavras desconexas, disfásico, obedecendo aos comandos, apresentou um episódio de vômito. Escala de coma de Glasgow =  11 pontos.

A tomografia evidencia uma contusão frontal a esquerda, com edema cerebral adjacente e efeito de massa.

- tratamento cirúrgico x conservador ?
- há necessidade de UTI ?
- há necessidade de monitorização da PIC ?



3 comentários:

  1. A lesão já está com efeito de massa, pois tem desvio de linha média, só não sei se é > 5mm, o que seria a indicação cirúrgica. O hematoma provavelmente tem mais de 30mm³. Existe um edema importante, com obliteração dos sulcos ipsilaterais à lesão e das cisternas basais. O paciente apresenta RNC (Escore de Glasgow = 11), é jovem, sem comorbidades imagino. Diante disso, acredito que o tratamento deva ser cirúrgico, com necessidade de UTI, mas sem indicação de monitorização da PIC, por ser um TCE moderado. A monitorização está indicada em caso de TCE grave (escore de Glasgow < ou = 8). É isso??
    Ótimo caso! Aguardando. :)

    ResponderExcluir
  2. A lesão já está com efeito de massa, pois tem desvio de linha média, só não sei se é > 5mm, o que seria a indicação cirúrgica. O hematoma provavelmente tem mais de 30mm³. Existe um edema importante, com obliteração dos sulcos ipsilaterais à lesão e das cisternas basais. O paciente apresenta RNC (Escore de Glasgow = 11), é jovem, sem comorbidades imagino. Diante disso, acredito que o tratamento deva ser cirúrgico, com necessidade de UTI, mas sem indicação de monitorização da PIC, por ser um TCE moderado. A monitorização está indicada em caso de TCE grave (escore de Glasgow < ou = 8). É isso??
    Ótimo caso! Aguardando. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso foi optado pelo tratamento cirúrgico devido ao efeito de massa e a localização da contusão, paciente saiu acordado da cirurgia sem monitorização da PIC, apenas vigilância neurológica na UTI.

      Excluir